domingo, 8 de agosto de 2010

Pernambuco é poesia. É cultura. Pernambucano é patriota.

Hoje, 8 de agosto de 2010, está fechando 4 anos e 7 meses que viemos morar no estado de Pernambuco. E neste tempo, deu para perceber o quanto os pernambucanos são patriotas com sua terra.

Um dos estados que realmente tem o que mostrar. Onde vamos, temos histórias, cultura e muito trabalho.

Estava vendo o "Se Vira nos 30" do Domingão do Faustão, onde um grupo de 5 pessoas de Belo Jardim tocou uma "corrente de violão" como os 5 tocando juntos, um só violão.

Mas não é sobre isso que me refiro. Quero falar que onde o Pernambucano for se apresentar, elevam consigo, alguma marca de sua terra, como uma pequena bandeira ou vestido à carater, como os 5 que se apresetaram no Faustão estavam: com uma camisa onde tem a bandeira estampada.

Eu não vejo muito isso lá no Ceará, porque lá, ninguém se interessa muito por isso. A única cultura do Ceará, é o Forró, que ganhou repercursão nacional. E o que o Ceará tem pra mostrar, além do Forró? Fortal, com artistas da Bahia?

Me desculpem, conterrâneos, nós estamos fracos culturalmente. Venham conhecer Pernambuco, que me darão razão.

Seja no Carnaval, no São João e nas festividades religiosas - bom, nisso já não opino - mas Pernambuco é festa. Seja na capital ou no interior. No litoral, no agreste ou no sertão, por onde você anda e a cada cidade que conheço, me surpreendo com as novidades.

Pernambuco é poesia. E isso me faz pensar se quero voltar pro Ceará em definitivo.

Durante o ano inteiro, o pernambucano mostra cultura, mostram atividades. Antes deste tempo que estou morando aquii, eu já tinha vindo em outras 4 ocasiões: no carnaval de 2005, onde fiquei aqui por 15 dias. E nos dois meses, entre julho e setembro do mesmo ano. E aqui, os pernambucanos realmente reverenciam seus artistas da terra.

Mas como em qualquer outro estado, Pernambuco também tem os seus problemas e defeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário